terça-feira, 18 de setembro de 2012

Equilíbrios em sistemas aquosos


Equilibrio em sistemas aquosos

 É possível diferenciar um ácido fraco de um forte de acordo com a condutibilidade elétrica de suas soluções aquosas. De acordo com a dissociação de ácidos e constante de equilíbrio podemos transformar Hcl (ag) + H2O ( L) - H3O + (aq) + CL (ag), nesse caso a solução aquosa dos produtos são fortes, por isso ocorre apenas uma seta na equação. Quando o ácido é fraco apresenta duas setas voltadas para lados diferentes, exemplos assim a cada cem moléculas apenas uma se dissocia. O s ácidos fortes se encontram muito dissociados, a uma determinada temperatura ,quanto maior for o grau de dissociação, maior será a concentração do ácido não dissociado e como consequência o valor da constante de dissociação de um ácido indicando que esse ácido é forte.
 As bases fracas apresentam um grau de dissociação baixo. Quanto maior for constante de dissociação da base (Kb), maior será a força da base. As constantes Ka e Kb, dependem da temperatura.

Lei da diluição de Ostwald

 Quanto mais diluidos estiverem um acido ou uma base, maiores serão os seus graus de dissociação.O cálculo pode ser feito assim: n=xg = mol c= x mol = xmol.L-1
                                              xg.mol-1                      xl

 No caso de bases fracas, a Lei da diluição de Ostwald também pode ser expressa de forma simplificada Kb = a2 .  c
 Definição de ácido e base de acordo com a teoria de Bronsted- Lowry, criadas a partir de dois químicos definidas por:
.Ácido e uma especie química capaz de doar protons (H+)
.Base é uma especie química capaz de receber protons (H+)
.Reações ácido-base são aquelas onde há transferência de protons 


Ostwald

3 comentários: